Linguagem do Design o que é?
Você sabia que os produtos se comunicam com os consumidores por meio da Linguagem do Design? Quando você vê um produto onde as funções e formas se incorporam para comunicar algo, provocando uma resposta emocional, você certamente está experimentando a Linguagem do Design.
Uma grande reunião de informações
A reunião de informações por ele produzidas como: formas, texturas, gráficos, cores, detalhes, comportamento e funcionamento todos esses atributos sinalizam valor.
Quando você entende o significado da Linguagem do Design, começa a ver muitas empresas que não entendem.
A medida que se desenvolve o nível de foco na Linguagem do Design percebemos o quanto ele faz parte ativamente da percepção de um produto.
A Linguagem do Design é uma parte tão fundamental em nossas vidas que somos cercados e inseparáveis dela.
Ela que personifica, fazendo com que pessoas consigam entender e a usar um produto, criando um vínculo emocional com ele.
Veja abaixo que sensacional a estratégia de Linguagem do Design usada pelas lojas IKEA.
A loja IKEA de departamentos nos Estados Unidos reúne vários produtos, mas a Linguagem do Design em toda a empresa aponta você para onde o verdadeiro foco da loja está apontando, o setor de móveis de qualidade e bem projetados a preços acessíveis.
A qualidade sólida e transparente dos produtos faz com que tudo pareça se encaixar perfeitamente em nossas vidas, nos conectando a um estilo de vida ousado, moderno e inteligente.
Com preço bom e produto com grande durabilidade, você já é o próximo na fila do caixa, com sua nova conquista, pois certamente fará com que sua casa fique linda.
Você sabe que a montagem leva tempo e esforço, mas ao chegar em casa percebe que tem uma surpresa boa.
Um manual diferente
O manual de montagem em vez de instruções confusas, traduzidas em diversos idiomas que não é o seu, você se depara com ilustrações.
Passo a passo em forma de desenho em quadrinhos, com fácil entendimento, que qualquer pessoa que esteja montando a peça em casa poderá entender, porque ele fala usando emoções.
O personagem do desenho reage a situações em que o deixam triste, como quando quebramos uma quina de um armário e ele então coloca um tapete embaixo da sua área de montagem.
Você se relaciona com as alegrias e frustações do personagem e, antes que perceba, a sua peça foi montada e está ótima (Brunner; Emery; Russ Hall, 2010).
Despachando produtos para mais de trinta países, em mais uma dúzia de idiomas, qual é a melhor maneira de evitar problemas e alcançar uma montagem limpa e simples do que usar a linguagem da emoção?
Isso tudo é parte da Linguagem do Design que almeja alcançar e se conectar com as massas em ascensão social, aqueles que buscam um bom design, um estilo de vida moderno e qualidade a preços justos.
Eles estão comunicando isso para você por meio da loja, dos cartazes, do layout e, é claro, dos produtos.
Fica evidente que tudo tem a ver com como o design se comunica com você, e com você receber a mensagem em alto e bom tom, ficando assim caracterizado a importância da Linguagem do Design.
Da próxima vez que for as compras observe o que o design está comunicando.
Leia também::: Compramos Produtos ou Embalagens?